Por favorlogarouregistrar to do it.

Vocês já ouviram falar da Medalha Fields? 

Provavelmente todos vocês já ouviram falar ou ao menos assistiram alguma coisa relacionada ao Prêmio Nobel. Esse prêmio consiste basicamente em uma premiação anual  que reconhece pessoas ou instituições que realizaram contribuições notáveis para ajudar a humanidade, ela oficialmente premia cinco categorias sendo elas, física,química,fisiologia ou medicina,literatura e paz.  Mas vocês sabiam que existe uma premiação semelhante ao Prêmio Nobel para homenagear matemáticos?  

Os matemáticos premiados recebem a Medalha Fields. Essa medalha é um prêmio concedido para pessoas que fizeram contribuições relevantes para as ciências matemáticas e o evento de premiação acontece a cada 4 anos e é realizado pela União Internacional de Matemática (IMU), durante o Congresso Internacional. 

A primeira medalha foi entregue em 1936 e atualmente mais de 40 medalhas já foram distribuídas entre os mais renomados matemáticos que surgiram ao longo desses anos. De todas essas medalhas entregues uma delas pertence ao brasileiro Artur Avilla, que foi homenageado em 2014, no 27º Congresso Internacional de Matemáticos em Seul, Coreia do Sul.

A Medalha Fields é feita de ouro e sua estampa é uma representação de Arquimedes (um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica) . Atualmente seu preço unitário fica em torno de 22 mil reais, o que torna a moeda muito cobiçada, tão cobiçada ao ponto de uma delas ter sido roubada no último congresso que foi realizado em 2018.

Fonte: | de Medalha Fields União Matemática Internacional (IMU) (mathunion.org)

Medalha Fields – Ministério da Educação (mec.gov.br)

QUESTÃO DA SEMANA – 31/03
QUESTÃO DA SEMANA - 24/03

Reações

1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *