Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, Comunidade Canguru!

Quantos grãos de areia existem em nosso universo? Responder a essa pergunta parece uma tarefa um tanto quanto desafiadora, não? E de fato é, ainda mais se esses grãos tivessem que ser contados um a um.

E se perguntássemos quantos grãos de areia caberiam em nosso universo? Bom, mesmo que também seja uma tarefa para lá de desafiadora, existe resposta para essa segunda pergunta e foi descoberta pelo matemático grego Arquimedes, do século III a.C.

Arquimedes acreditava que num mundo “finito” não poderia existir infinitos grãos de areia – a quantidade desses grãos precisava ser finita, portanto possível de ser representada como um número. Parece lógico, não? Restava ainda descobrir qual era esse número de grãos.

Uma das falas do matemático durante essa jornada era “Mas tentarei mostrar-vos, por meio de demonstrações geométricas que conseguireis acompanhar que, dos números nomeados por mim, (…), alguns excedem não só o número da massa de areia igual em magnitude à da Terra (…), mas também a da massa igual em magnitude à do Universo”.

Confira o artigo da BBC NEWS e se surpreenda com todos os conhecimentos matemáticos mobilizados por Arquimedes em sua descoberta!

Catarina e os palitos de fósforo
13 anos de Concurso Canguru de Matemática no Brasil!

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *