Curiosidades

Navegação e Matemática

Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, comunidade Canguru!

Vocês sabiam que Matemática e navegação tem a tudo a ver, certo? Na curiosidade de hoje vamos um pouco mais além, vamos falar de geometria esférica.

A navegação é, há muito tempo, um dos principais meios usados pelo ser humano para fazer comércio e viajar entre lugares distantes do planeta. E para melhorar essa atividade se buscou na Matemática estratégias que tornassem as rotas dos navios melhores e mais rápidas.

Nesse sentido, a Geometria Esférica desempenhou um papel fundamental no cenário mundial, da navegação, já que podemos considerar a esfera como um modelo simplificado do planeta Terra. Esse geometria é dita Não Euclidiana, pois não segue todos os postulados do matemático grego Euclides (diferente da Geometria Euclidiana, aquela estudada a maior parte do tempo nas escolas).

Na Geometria Esférica, um importante conceito é o de Geodésica: a linha mais curta entre dois pontos de uma superfície curva. As Geodésicas nos mostras que, na superfície do planeta Terra, uma linha reta pode não ser o trajeto mais curto, entre dois lugares diferentes (logo, uma linha reta pode não ser a melhor rota para um navio seguir).

Existe outro famoso meio de transporte que também usa a Geometria Esférica. Conseguem imaginar qual é?

Ficou interessado no tema? Leia mais!

Como escapar de um labirinto
Qual a soma dos números da face inteira?

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *