Curiosidades

Novas placas de veículos

Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, Comunidade Canguru!

Essa vai para todos aqueles e aquelas que adoram carros, motos e veículos em geral. Vocês perceberam que, de uns tempos para cá, as placas de alguns veículos começaram a mudar?

As placas mais recentes dos veículos de nosso país possuem uma faixa azul, onde está escrito o nome Brasil e desenhada a bandeira nacional. Essa mudança das placas segue o padrão das placas Mercosul – bloco econômico formado pelos países Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Uma outra mudança se trata do código das placas: as placas antigas possuíam 7 caracteres, distribuídos entre letras seguidas de quatro algarismo (nessa ordem), enquanto as novas placas também possuem 7 caracteres, mas distribuídos entre quatro letras e três algarismo (não nessa ordem).

Essa mudança tem tudo a ver com a Matemática. Lembre-se de que existem 26 letras em nosso alfabeto e 10 algarismos em nosso sistema de numeração.

Por isso, enquanto no modelo antigo era possível confeccionar mais de 100 milhões de placas (26x 26x26x10x10x10x10=175.760.00 mais exatamente), no novo é possível confeccionar quase 7 bilhões (deve-se levar em conta que letras e algarismos podem aparecer embaralhados). Ou seja, essa mudança também se baseia nos métodos matemáticos de contagem e possibilita um número de placas muito maior.

Curioso, não?!

Prêmio Impactos Positivos 2021
Vamos falar sobre ensino-aprendizagem?

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *