Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, Comunidade Canguru!

Vocês já ouviram falar dos Números Perfeitos?

Existem diversas superstições em relação aos números. Uma delas é de que o 7 é um número perfeito, por estar presente nos 7 dias da semana, nas 7 notas musicais etc.

Por outro lado, na Matemática, números perfeitos são os números iguais à soma de todos os seus divisores positivos (exceto o próprio número). O 6, por exemplo, é um número perfeito, pois seus divisores positivos (tirando o próprio 6) são 1, 2 e 3 e sua soma é 1 + 2 + 3 = 6.

Os primeiros registros escritos em que os números perfeitos aparecem são Os Elementos, obra do matemático grego Euclides em 300 a.C. Nela, Euclides registrou a descoberta de  quatro números perfeitos (6, 28, 496 e 8128) e ainda mencionou que era possível descobrir outros números perfeitos – entretanto o processo seria difícil e demorado. 

Para se ter noção, levou-se mais de mil anos para descobrirem o quinto número perfeito: 33.550.336. E, por um tempo, acreditou-se que esses números eram divinos devido à dificuldade de encontrá-los. 

Até o fim do século XVIII, existiam 8 números perfeitos descobertos e, atualmente, existem diversos estudiosos fascinados por essa busca.

E aí, ficou curioso ?

Referência 

Os números perfeitos e os mistérios que reservam | IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Tetrafobia
O problema dos quatro quatros

Reações

1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *