Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, Comunidade Canguru!

Vocês sabiam que existem alguns problemas matemáticos que são grandes mistérios há anos? Mais ainda, que matemáticos do mundo todo já tentaram resolvê-los sem obter sucesso?

Um dos grandes mistérios da matemática (que, por sinal, intriga estudiosos há muitos e muitos anos) está relacionado à formação dos números primos. Números primos são aqueles com dois divisores inteiros positivos: 1 e o próprio número. Por exemplo o 3, cujos divisores inteiros positivos são o 1 e o próprio 3 (verifique para o 2, 5, 7, 11).

Verificar se um dado número é primo não é a parte mais difícil do trabalho, a grande dificuldade está em encontrar uma lei de formação que rege todos esses números. Ou seja, dada uma lista com muitos números primos, descobrir qual seria o seguinte.

Ainda assim, há importantes resultados que caminham em busca dessa resposta. Exemplo disso é a Hipótese de Riemann, uma conjectura do matemático alemão Bernhard Riemann, que afirma não ser aleatória a distribuição dos números primos.

A resolução deste enigma é tão cobiçada pelos matemáticos, que foi selecionada como um problema do milênio pelo Clay Mathematics Institute of Cambridge e tem um prêmio especial de 1 milhão de dólares.

Confira o artigo da BBC News e descubra um gigantesco número primo e sua importância para os dias de hoje.

Fogos de artifício
Sala de Aula

Reações

2

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *