Por favorlogarouregistrar to do it.

Vocês já viajaram de avião? Já perceberam que, apesar de existirem diversos modelos dessa aeronave, suas janelas atendem sempre ao mesmo padrão em relação ao seu formato? 

As janelas dos aviões são sempre em formato arredondado. Mas não pensem que a escolha dessa forma ocorreu de forma aleatória ou apenas para manter uma boa estética.

O aspecto arredondado das janelas tem uma função específica de preservar o ar dentro da cabine, impedindo que o fenômeno “descompressão explosiva” ocorra, situação que provocaria a queda do avião. 

Se as janelas dos aviões fossem formadas por figuras com ângulos retos (ângulos de 90º), como quadrados e retângulos, a pressão que o metal sofreria ao se dilatar em grandes alturas causaria uma grande concentração de pressão nessas extremidades, provocando assim o fenômeno mencionado. 

O formato arredondado é o ideal, pois quando o avião estiver em grandes alturas a pressão que sofrerá será distribuída igualmente por toda a janela, já que ela não possuirá nenhum ponto que a torne mais sensível à pressão.

Fonte:

Por que as janelas dos aviões são “redondas”? – Aeroclube de Campinas | Aeroclube de Campinas

Por que as janelas de avião têm as laterais arredondadas? | Super (abril.com.br)

QUESTÃO DA SEMANA 21/04
QUESTÃO DA SEMANA 14/04

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *