Curiosidades

Vai um cafezinho aí?

Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, Comunidade Canguru!

Você conhece alguém que gosta muito de café? Conhece algum Professor ou Professora que adora uma xícara de café antes de dar aquela aula de Matemática sensacional?

Queremos contar que há cientistas que também gostam muito de café e, usando modelos matemáticos, descobriram uma fórmula para o chamado café perfeito. Entre nós, sabemos que o conceito perfeito varia de pessoa para pessoa, pois cada um prefere o café de um jeito. Mas não se pode negar que essa descoberta pode melhorar o preparo do café tanto em casa quanto nas cafeterias.

A grande descoberta é: deve-se moer (amassar) uma menor quantidade de grãos de café e deixar a moagem (os grãos moídos) mais grossa. Isso porque o tamanho da moagem (ou seja, o tamanho dos grãos moídos) influencia diretamente a passagem da água por dentro dos grãos lá dentro do coador da máquina de café – quanto maior a moagem, mais fácil é para a água atravessar os grãos moídos. Uma moagem muito fina, por exemplo, dificulta a passagem de água por dentro dos grãos – isso pode até entupir o coador da máquina de café, já que a água não encontra passagem.

Interessante é que esse estudo tinha como primeiro objetivo aumentar ao máximo o rendimento do café. No entanto, além de oferecer uma maneira de economizar muito dinheiro nas indústrias de café de todo o mundo, proporciona um café expresso ainda mais saboroso.

Incrível, não?

Comente aqui um Professor de Matemática que você sabe que AMA uma xícara de café antes de dar suas aulas!

Matemática para todos!
Joaninhas e as mensagens

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *