Matemática em Foco

Matemática do Século 21: insights importantes

Por favorlogarouregistrar to do it.

O Matemático Keith Devlin e a professora de Educação Matemática de Stanford Jo Boaler se reuniram para falar sobre a Matemática do Século 21. E trouxemos aqui alguns insights que retiramos desse bate-papo:

  • Computadores são capazes de processar algoritmos e técnicas matemáticas de forma mais rápida e precisa do que qualquer indivíduo. Porém pensar a Matemática de forma flexível e criativa é uma atividade que somente o cérebro humano é capaz de fazer.
  • Num mundo sem computadores, no qual os cálculos precisavam ser feitos com rapidez, agilidade e precisão, apropriar-se das ferramentas e técnicas de cálculo era a única alternativa. Hoje, temos novas ferramentas (o computador é uma delas), por isso precisamos de novas habilidades.
  • O Ensino de Matemática, preocupado unicamente com as necessidades de um mundo do passado, colocou de lado a liberdade e a flexibilidade. É tempo de redescoberta: com tecnologia, por exemplo, ao invés de apensar processarmos algoritmos, por que não compreendermos a razão deles funcionarem?

Para ver a conversa na integra é só clicar aqui!

Nosso canal está no ar!
6 lições que aprendemos

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *