Pensar no Ensino de Matemática, tema por muitas vezes polêmico, parece um tanto quanto desafiador.
De fato é, pois qualquer professor deseja trabalhar um conteúdo de maneira atrativa, interessante, a fim de obter o maior engajamento possível por parte dos alunos.
Muito tem se discutido a respeito dessa necessidade, mas sabemos que, em algum momento, será preciso atingir a raiz do problema.
Mas como colocar tudo isso em prática tanto nas escolas quanto dentro de casa? Precisamos saber por onde começar.
Ver algo pela primeira vez é sempre surpreendente. Um olhar crítico, interessado e fundamentado em dados concretos é um excelente norte para a tomada de decisões eficazes. Essa é a ideia que “Um Novo Olhar para o Ensino de Matemática” me passa: “é preciso começar pelo começo”.
Mesmo que o ensino, especificamente o de Matemática, sofra com inúmeros problemas, é importante sabermos de qual vamos tratar primeiro e com as ferramentas que mais se adequam aos nossos contextos.
Somente assim teremos a Matemática como nossa aliada no dia a dia.
Vamos juntos?
Leonardo Cavalcante