Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá comunidade canguru!

Vocês já ouviram falar da Mega-sena?

A Mega-sena é um jogo de loteria que contempla o jogador que acertar uma sequência de 6 números, sorteados aleatoriamente dentre 60 números possíveis (popularmente chamados de dezenas).

Os prêmios oferecidos podem tornar as pessoas milionárias – o maior prêmio, por exemplo, foi de 81 milhões de reais. No entanto, a probabilidade de ficar rico da noite para o dia é de aproximadamente um em 50 milhões. Isso porque existem 50.063.860 possibilidades de sorteio dos números para apenas uma sequência que será sorteada.

Para se ter noção, colocando em termos percentuais, é maior a chance de um asteroide atingir a Terra do que se acertar os seis números sorteados. Segundo a NASA, o asteroide Bennu tem chance de 0.057% de colidir com a Terra, enquanto a chance de se levar o prêmio máximo da Mega é de aproximadamente 0.000001997%.

Há ainda prêmios para quem acertar a quina e a quadra (que se trata respectivamente da sequência de cinco e quatro números sorteados). Porém, o valor da premiação diminui, pois a chance de acertar essas sequências é maior.

Não existe uma regra matemática para garantir a premiação máxima, e isso faz com que a mega-sena seja mais um jogo de sorte do que de estratégia. Por outro lado, é inegável que a Matemática está envolvida  na reflexão a respeito do sorteio.

E aí, o que acha de jogar na Mega-sena?

Questão da semana 02/06
Questão da semana 23/05

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *