Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, comunidade Canguru!

Vocês já ouviram falar em Criptografia?

Em 2016, o aplicativo de comunicação WhatsApp informou aos seus usuários que todas as conversas, nele realizadas, seriam protegidas por um sistema de criptografia de ponta a ponta. Desde então, surgiram diversos questionamentos, por parte dos usuários, a respeito do que seria esse sistema e o porquê aderi-lo.

Basicamente, a criptografia consiste em um conjunto de regras que servem para esconder uma mensagem através de um código – incompreensível para quem não sabe a regra que foi estabelecida no processo de codificação. Esses códigos podem ser feitos através de letras, símbolos, números etc. Um exemplo simples de código é trocar cada letra do alfabeto pelo número de sua posição: nesse sentido, a palavra Canguru seria codificada como 31137211821.

No caso do WhatsApp, o código só é lido pelo celular para qual a mensagem foi enviada. Por isso, nenhuma outra rede ou aparelho irá conseguir ter acesso ao conteúdo da mensagem, impedindo que dados e informações dos usuários sejam roubados.

Apesar dos questionamentos levantados, os usuários logo aceitaram o sistema, pois ele não altera a interação dentro do aplicativo, mas somente a rede de segurança que protegia as mensagens que eram enviadas. Para se ter noção, sistemas de proteção parecidos já são utilizados há um bom tempo, como é o caso dos cartões de crédito. Entretanto, a repercussão com o WhatsApp foi grande, visto que o aplicativo está sempre em destaque.

Questão da semana 09/06
Questão da semana 02/06

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *