Curiosidades

Quem foi Malba Tahan?

Por favorlogarouregistrar to do it.

Para provar que a matemática pode ser gostosa de aprender, o matemático e engenheiro Julio Cezar de Mello e Souza (1895-1974) deixou um extenso legado de desafios divertidos, reunidos em livros que mesclam ficção e conceitos da disciplina. E se você ainda não resolveu nenhum problema proposto pelo autor, a dica é conferir a última edição da revista Malba, produzida por estudantes da USP e que traz os famosos desafios de Malba Tahan – pseudônimo de Julio – em seu maior sucesso, “O homem que calculava” (Editora Record).

Aprenda com os desafios de Malba Tahan

Fascinado pela cultura árabe, Julio assinou boa parte dos seus livros como Malba Tahan. E com a sua obra mais lida, lançada ainda em 1937, não foi diferente. O livro acompanha as aventuras do calculista persa Beremiz Samir que, durante suas viagens, ajuda as pessoas resolvendo problemas matemáticos nas mais diversas situações.

Monteiro Lobato descreveu “O homem que calculava” como “a melhor expressão do binômio ciência e imaginação”. E era assim, mesclando matemática com ficção e passatempos, que o escritor Malba Tahan – ou o professor Julio – contribuía para popularizar a disciplina e mostrar que todos podem aprender.

Para manter seu legado vivo, estudantes de licenciatura em matemática e de física da USP produzem anualmente a revista Malba. O lançamento é sempre no mês de maio, quando, no dia 6, celebra-se o Dia Nacional da Matemática em homenagem ao nascimento de Julio Cesar.

Clicando aqui você confere a edição 2021, que traz desafios adaptados propostos pelo professor. Tem problemas, desafios numéricos, passatempos com palitos e até caça-palavras. Em algumas questões, os autores apresentam a resposta e perguntam como é possível chegar até ela – método também adotado pelo programa Mentalidades Matemáticas, propondo a construção do raciocínio de uma maneira diferente. 

Matéria extraída do site: https://mentalidadesmatematicas.org.br/desafios-de-malba-tahan/

QUESTÃO DA SEMANA 09/05
QUESTÃO DA SEMANA 05/05

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado.