Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, comunidade Canguru!

Preparados para a questão? Essa é bem desafiadora!

Enunciado: Um hotel na ilha do Caribe fez um anúncio usando o lema “350 dias de sol por ano”. Segundo o anúncio, num ano não bissexto, qual o menor número de dias que um turista deve permanecer no hotel para ter a garantia de que vai desfrutar de dois dias consecutivos de sol?

Photo by Ahtziri Lagarde on Unsplash

Então, vamos lá:
– Depois que fizer sua questão, mande para a gente sua resposta!
– Tire foto dos seus rascunhos e resoluções
– Poste no seu stories
– Marque a gente com o @cangurudematematicabrasil
– A resposta completa estará aqui nos comentários!

Vamos melhorar essa comunidade fera em Matemática!

Nascer com facilidade para matemática é um mito
Contagem Regressiva

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Resolução: Para resolvermos esse problema podemos pensar da seguinte maneira: um ano não bissexto tem 365 dias, logo 15 são de chuva na ilha do Caribe de acordo com o lema do hotel.
    Por outro lado, se um turista quer desfrutar de dois dias consecutivos de sol, ter todos os dias chuvosos ou todos os dias intercalados em um dia de sol e um dia de chuva não são situações favoráveis.
    Observe que ter todos de chuva demanda um período de 15 dias, enquanto ter os dias intercalados em um dia de chuva e um dia de sol demanda um período de 30 dias. Mas, na hipótese dos dias intercalados, se o primeiro for de sol, o último será de chuva. E assim, os dois dias seguintes serão com certeza, de sol. Portanto um turista deve permanecer no hotel por 32 dias para ter essa garantia.