Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá comunidade canguru!

Vocês conhecem o “número de deus”?

O “número de deus” é a nomenclatura dada para resolução mínima de movimentos que utilizamos para resolver o quebra-cabeça conhecido como “cubo mágico”. 

O cubo mágico foi inventado em 1974 pelo arquiteto húngaro Erno Rubik e é considerado um dos passatempos mais famosos mundialmente, com cerca de 400 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O passatempo é tão popular que existem concursos para ver quem o resolve em menos tempo.
As competições envolvendo cubo mágico são famosas; entretanto, elas são mais voltadas para o tempo que os atletas levam para resolver o quebra-cabeça e não a quantidade de movimentos que eles fazem. O recorde atual é de 3,47 segundos e foi estabelecido pelo chinês Yusheng Du.

Se as competições envolvendo cubo mágico focam no tempo gasto para resolver esse quebra cabeça, os matemáticos focam na  quantidade de movimentos necessários para resolvê-lo. O chamado “número de deus” trata-se de um algoritmo desenvolvido em 1981 pelo matemático Morwen Thistlethwaite, capaz de resolver qualquer posição de um cubo mágico em 52 movimentos. 

O “número de deus” está em constante mudança e atualmente ele pode ser considerado como 20, pois dentre as aproximadas 43 bilhões de combinações existentes é possível resolver 100 milhões delas com exatos 20 movimentos.

O algoritmo recebe esse nome,”número de deus”, pois os pesquisadores que o desenvolveram acreditam que provavelmente até um ser onisciente usaria esse algoritmo para resolver o passatempo.

Referência:www.bbc.com/portuguese/ciencia/2010/08/100812_cubomagico_pu.amp

Questão da semana 23/06
Resolução Ultra HD

Reações

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *