Curiosidades

Relógio de Fibonacci

Por favorlogarouregistrar to do it.

Olá, Comunidade Canguru!

Quem aí prefere usar o relógio de ponteiros? Ou você é o do time do relógio digital?

A grande verdade é que existem diversos modelos interessantíssimos de relógios pelo mundo, mesmo que não sejam usados em grande escala. Mas é hora de vocês conhecerem um modelo bastante inusitado: o Relógio de Fibonacci.

O Relógio de Fibonacci, inventado pelo engenheiro da computação Philippe Chrétien, se baseia na sequência de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 …) que começa com o 1 e cujos termos seguintes são a soma dos seus dois termos anteriores. O relógio é dividido em 5 quadrados, representando os cinco primeiros termos da sequência de Fibonacci. Seus lados têm medidas proporcionais a esses termos e podem ser acesos nas cores azul, verde e vermelha.

Interessante é que a soma desses cinco primeiros termos da sequência é 1 + 1 + 2+ 3 + 5 = 12. É por isso que o relógio apresenta, estrategicamente, o formato de 12 horas. Sendo assim, para descobrir que horas são, basta encontrar a soma dos números que os quadrados acesos representam.

Para descobrir os minutos, basta encontrar a soma dos números que os quadrados acesos em azul e verde representam e multiplicar essa soma por 5 (trata-se de uma aproximação para 5 minutos, já que uma hora tem 60 minutos e a soma de todos os números do quadrado é 12).

Vocês conseguem dizer que horas o relógio está mostrando?

Por que um Canguru representa o concurso?
Matemática 3D: divertida, desafiadora e diferente!

Reações

2

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *